PF deflagra Operação Cambota contra desvio de dinheiro em prefeitura de MS

0

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (12), pela Polícia Federal a Operação Cambota contra o desvio de verbas públicas na prefeitura da cidade de Três Lagoas, distante 338 quilômetros de Campo Grande. São cumpridos 20 mandados.

67 policiais participam da operação para cumprir 20 mandados, sendo 13 de condução coercitiva e 7 de busca e apreensão. A operação investiga o desvio de verbas públicas com o superfaturamento de serviços decorrentes da manutenção da frota de veículos da prefeitura da cidade.

Informações dão de que o desvio chegou a R$ 800 mil, entre o período de 2015 e 2016, quando servidores superfaturavam peças e serviços prestados. A organização criminosa contava com os servidores e empresários do ramo de oficinas mecânicas.

Alguns casos foram de superfaturamentos em torno de 486% do valor das peças substituídas nos veículos. Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato qualificado, corrupção ativa e passiva, cujas penas somadas podem chegar a 26 anos de prisão.

Cambota é o nome popular do Virabrequim, peça responsável pela movimentação do automóvel. Como a fraude consistia em direcionar e majorar serviços nos automóveis da frota, o nome faz alusão à atuação policial, no sentido de desarticular a organização criminosa impedindo sua movimentação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA